• Cofinanciado por:

NOVA VARIEDADE: OLIVEIRA OAC-01 ARBOSANA X KORONEIKI

Segundo a Hidro Ibérica foram realizados vários testes experimentais nesta nova variedade, tendo o programa de melhoramento genético começado há sensivelmente 10 anos.

Pode ser uma variedade interesante, tratando-se de uma versão melhorada da Arbosana. Com características e habilidades semelhantes, mas com uma qualidade de Azeite muito superior com muito mais polifenois e bastante estável, assim como organolépticamente interessante e diferente.

Atualmente, é muito cedo para se tirar conclusões definitivas, mas em termos gerais, pode-se afirmar que:

1. Variedade com comportamento agronómico semelhante ao da Arbosana, com uma maturação mais cedo, mas com porte globoso e bastante produtiva. Devido ao seu tipo de crescimento, esta variedade adapta-se ao cultivo em sebe.

2. No ensaio realizado em Espanha obteve-se o seguinte resultado comparativamente com a arbequina nas mesmas condições:
• + 2 % de rendimento de azeite;
• +1500 kg de azeitona/hectare.


PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS:

A. Produção
Entrada precoce em produção;
Boa produção, com um bom comportamento em diferentes zonas climáticas. Semelhante à arbosana, com a vantagem de ter uma colheita mais cedo (sensivelmente 1 semana depois de arbequina) o que faz desta variedade uma opção muito interessante para escalonar a colheita de uma exploração.

B. Vigor  
Vigor intermediário entre arbosana e arbequina;

C. Maturação
Tempo de maturação entre Arbequina e Abosana;

D. Características da azeitona
A azeitona assemelha-se à arbosana, embora com um bico parecido a uma coroa.

E. Resistência ao frio
Não há dados conclusivos. Mas tudo parece indicar que tem uma baixa tolerância devido a um componente genético dos pais;

F. Caracterização química e sensorial do Azeite
Teor muito alto de polifenóis e azeite de alta qualidade. Este ponto é bastante interessante devido ao seu elevado número de polifenois torna este azeite bastante estável o que permite a sua exportação ou venda mais tarde no tempo, o que sem dúvida é uma característica diferenciadora em relação a outras variedades. Pode ser também bastante interessante para “refrescar” azeites mais antigos tornando-os novamente interessantes comercialmente.

Notícia extraída na integra de https://vozdocampo.pt

HIDROIBÉRICA © Direitos Reservados | Ficha Técnica do Projeto Cofinanciado | Desenvolvido por Bomsite

O QUE PROCURA?