• Cofinanciado por:

O MUNDO DOS FRUTOS SECOS INOVA COM UNIDADES DE TRANSFORMAÇÃO

"Nestes últimos tempos, tem-se vindo a assistir a um assinalável aumento de áreas plantadas em Portugal de amêndoa, noz e avelã, fazendo com que os frutos secos nacionais se tornem cada vez mais competitivos nos mercados internacionais.

Uma oportunidade para o cluster dos frutos secos, em ascensão
Os frutos secos apresentam-se como culturas de oportunidade e em expansão, estando a seguir um percurso de crescimento excecional em Portugal, conquistando cada vez mais mercados internacionais.

Nos anos mais recentes, temos assistido a um crescimento acentuado da procura por frutos secos: na produção, com novos produtores, novas áreas e, agora, com o aparecimento de novas unidades de transformação.
O setor dos frutos secos tem revelado um dinamismo muito forte, reflectindo-se em novas plantações. Nos últimos cinco anos verificou-se, em Portugal, um aumento na ordem dos 50% da área plantada de frutos secos.

Assistimos praticamente ao duplicar da área de amendoal em Portugal, muito por força do grande investimento que se está a fazer na bacia do Alqueva, impulsionado pela disponibilidade de regadio. A área de noz também cresceu substancialmente e a avelã continua em franco crescimento.

(...)

A Hidro-Ibérica continua a apostar forte no crescimento da parceria com os seus Clientes e acredita que a produção de frutos secos terá de ser acompanhada pela instalação de unidades de processamento a implantar dentro ou próximo da exploração agrícola.

Para tal, a Hidro-Ibérica criou uma nova unidade de negócio destinada a instalar unidades fabris de limpeza e despelagem de frutos secos, consistindo numa representação das Marcas GARRIGA e ESTUPIÑA, dois fabricantes/industriais catalães, com largos anos de experiência nesta área e inúmeras unidades instaladas na Europa e algumas em Portugal, com dimensões que vão desde as pequenas unidades (500kg/h) às médias unidades (1000kg/h) e às grandes unidades de processamento (2.000 a 4.000kg/h ou maiores). A Hidro-Ibérica e a sua equipa de técnicos, em articulação com estes fabricantes, dimensiona, projeta e instala unidades de processamento em função das necessidades do cliente."


Leia a notícia na integra aqui agriterra.pt

HIDROIBÉRICA © Direitos Reservados | Ficha Técnica do Projeto Cofinanciado | Desenvolvido por Bomsite

O QUE PROCURA?