• Cofinanciado por:

UM NOVO CONCEITO DE AMENDOAL DE SEQUEIRO, EM SEBE PARA A AGROGLOBAL 2020

Após vários anos de investigação, desenvolvimento e ensaios realizados pela AGROMILLORA, chegou ao mercado mundial um novo conceito de Amendoal de Sequeiro, em Sebe.

Trata-se de uma modalidade de cultivo em sebe adaptada a terrenos de sequeiro frescos (> 400 mm/ano).

As variedades que melhor se adaptam a este sistema de cultivo de sequeiro, em sebe, são autoférteis e de ciclo curto, ou seja são as que têm um período mais curto entre a floração e a colheita, reduzindo assim as necessidades hídricas da planta.

Aconselha-se para este sistema de cultivo as seguintes variedades: a Penta que apresenta o melhor comportamento, seguida de Avijor, sendo que a Soleta pelo seu vigor e ciclo longo não se torna tão interessante.

O primeiro ensaio em Portugal foi instalado no início de janeiro de 2020 no Campo de Valada do Ribatejo onde irá decorrer a AGROGLOBAL 2020, sendo que os visitantes da Feira irão aproveitar e poder vivenciar esta cultura e obter então esclarecimentos técnicos que serão prestados por especialistas da HIDRO-IBÉRICA e AGROMILLORA.

Este ensaio apresenta as seguintes características:
- Local de Plantação: Agroglobal – Campo de Valada do Ribatejo (Cartaxo);
- Plantação mecânica (GPS), em linha e camalhões realizada pela AGRIPLANTA;
- Variedades: Avijor e Penta.

Esta inovação é uma alternativa para campos de sequeiro em regiões específicas onde a pluviometria (> 400 mm/ano) garanta uma produção uniforme.

Algumas características desta nova modalidade de cultivo de amendoal de sequeiro em sebe:
- O Cultivo em sebe possibilita uma total mecanização (poda, tratamentos e colheita) e consequentemente uma minimização do recurso a mão-de-obra, com os mesmos equipamentos do Olival ou Vinha;
- Menor incidência de doenças e resistência à clorose;
- Esta modalidade autoenraizada demonstra uma boa resistência à seca, assegurando um desenvolvimento radicular potente em profundidade, o que lhe permite aproveitar ao máximo a humidade do solo;
- O seu melhoramento genético, máxima garantia sanitária e a produção de plantas in vitro é assegurada pelo Viveirista AGROMILLORA;
- As podas são mecânicas e devem orientar a sebe para uma formação paralelepipédica reduzida, com um máximo de 1,50-2,00 m de altura e 0,6 m de espessura por forma a possibilitar a entrada da máquina de colheita e facilitar os tratamentos fitossanitários. Obtendo-se uma sebe mais reduzida em 60% comparativamente com o sistema em regadio.
- Compasso 3,5 x 1,25 m (5.025 m3/ha), assegurando um maior equilíbrio entre as necessidades hídricas das plantas e a sua evapotranspiração.

Este Campo Experimental foi realizado recorrendo a um Serviço Chave na Mão prestado pela HIDRO-IBÉRICA que consiste em dimensionar e executar o projeto, mobilizações de solo e fornecimento e plantação do Amendoal de Sequeiro em Sebe.

Por outras palavras, o Serviço “Chave na Mão” executado pela HIDRO-IBÉRICA é um serviço completo que cumpre as seguintes fases:
- Estudo pormenorizado das condições agronómicas e climatéricas do local de instalação (orientação, desnível, insolação, disponibilidade hídrica, etc.);
- Elaboração de Projeto (Desenho da plantação);
- Escolha das variedades que melhor se adaptam ao local, em parceria com a AGROMILLORA;
- Plantação com máquinas específicas para o efeito (AGRIPLANTA);
- Assistência Técnica.

Estamos perante uma nova oportunidade de negócio recorrendo a uma cultura permanente de sequeiro, viável economicamente, com um investimento inicial mais baixo e onde a eficiência na utilização da água, dos tratamentos fitossanitários, dos adubos e da mão de obra são notórios. Também por este motivo, o novo sistema de cultivo do Amendoal de Sequeiro em Sebe poderá ser adaptável para a produção biológica.



Notícia extraída na integra de https://vozdocampo.pt

HIDROIBÉRICA © Direitos Reservados | Ficha Técnica do Projeto Cofinanciado | Desenvolvido por Bomsite

O QUE PROCURA?