O FUTURO DA AGRICULTURA EM ANGOLA

 

O setor agrícola em Angola, assume elevada importância no combate à pobreza, já que é gerador de emprego e simultaneamente representa um forte contributo para a diversificação da economia.


Assente maioritariamente numa produção agrícola que recorre ainda a meios rudimentares, urge dotar o setor, como um todo, com conhecimentos técnicos e meios que permitam sobre dimensionar as suas explorações, tornando-as melhor aproveitadas e geradoras de maior rendimento.


Segundo a Comissária Angolana para a Economia Rural e Agrícola da União Africana – Josefa Sacko, considera que Angola deverá intensificar programas para reduzir as importações de produtos Agrícolas, sobretudo os da “cesta básica”. Referiu, também, a vantagem geoestratégica de Angola posicionando-se entre duas regiões (Africa Central e Austral) considerando por isso uma futura potência agrícola. 

Nesse sentido, programas de incentivos, assentam em potencializar o crescimento do investimento privado em Angola, de forma a que se atinja, em 2022, um aumento de 50% da produção nacional de forma a reduzir a importação de bens.

São alguns exemplos, o financiamento de diferentes pacotes tecnológicos por tipo de cultura/localização geográfica, acordos de convenção de vendas e/ou financiamento na modalidade de leasing.

Apostando na diminuição da dependência do país pelo setor petrolífero, o setor agrícola figura entre os principais motores do desenvolvimento económico de Angola, prevendo-se que este seja o setor com maior taxa de crescimento (na ordem dos 8,9%), que permitirá caminhar no sentido da auto-suficiência alimentar e na redução das importações de alimentos.

Relativamente à entrada da Hidro-Ibérica no mercado angolano, esta deveu-se muito ao know-how dos nossos técnicos e à experiência de mais de 30 anos, prestando com rigor um serviço completo, disponibilizando garantias reais de sucesso e viabilidade de Projectos Agrícolas.

Para além do desenho do Master Plan, em conjunto com o Empresário Agrícola e a respetiva análise de viabilidade económica, a Hidro-Ibérica poderá assegurar a escolha das variedades/culturas, a análise, a preparação, a drenagem e correção de solos, a instalação das culturas e sistemas de rega e o seu acompanhamento através da contratação de Técnicos Superiores com provas dadas em explorações Agrícolas de carácter similar, que garantam quer a implementação do Projeto, quer alternativas para o escoamento da produção, caso venha a ser necessário.

HIDROIBÉRICA © Direitos Reservados | Ficha Técnica do Projeto Cofinanciado | Desenvolvido por Bomsite

O QUE PROCURA?